Santos surpreende com desempenho muito ruim na Vila Belmiro
A Vila Belmiro é uma das principais valências do Santos no Campeonato Brasileiro. O Peixe sempre consegue bons desempenhos em sua casa – mas este cenário mudou bruscamente nesta temporada. O ano do alvinegro praiano é aquém em todos os sentidos, mas o que surpreende é o péssimo aproveitamento do clube dentro de sua própria casa.
O Santos tem seu pior aproventamento como mandante desde o Campeonato Brasileiro de 2009. Em 2022, o Peixe tem apenas 56,4% de aproveitamento em jogos como mandante. Até o momento, foram 12 partidas mandadas na Vila e uma na Arena Barueri. São seis vitórias, quatro empates, três derrotas, 20 gols marcados e 12 sofridos.
Em 2009, o aproveitamento do clube em 19 partidas como mandante foi de 52,6%. Para pior a situação, o desempenho em casa na atual temporada é pior do que em 2021, ano em que o alvinegro praiano chegou a lutar contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Em anos anteriores, o Santos chegou já teve um aproveitamento acima de 80% como mandante. No Brasileirão de 2015, o aproveitamento foi de 84,2%. Na temporada seguinte, terminou com o vice-campeonato e 82,4% de pontos obtidos em casa. Já em 2019, com Jorge Sampaoli, o alvinegro praiano somou 80,7% dos pontos disputados como mandante.
O Santos terá a oportunidade de melhorar seu aproveitamento nesta terça-feira (27), em partida contra o Athletico Paranaense na Vila Belmiro. Além disso, a equipe treinada pelo interino Orlando Ribeiro também busca encerrar uma série de quatro jogos sem vitória. Atualmente, o Peixe se encontra na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 34 pontos.